10 coisas simples que te deixarão mais inteligente

0
212

Você pode estar sob a impressão de que a inteligência é uma quantidade fixa definida quando você é jovem e é imutável depois. Mas uma pesquisa mostra que você está errado. Como nos aproximamos de situações e as coisas que fazemos para alimentar nossos cérebros podem melhorar significativamente a nossa potência mental.

Isso poderia significar voltar para a escola ou encher suas estantes (ou e-reader) com livros sobre temas profundos, mas ficar mais esperto não significa necessariamente um compromisso enorme de tempo e energia, de acordo com essa lista apresentada pela revista Time.

1. Controle seu tempo online

Cada pausa na Internet não tem que ser somente para uma longa verificação nas redes sociais. A Web também está cheia de grandes recursos de aprendizagem, tais como cursos on-line, intrigantes palestras do TED, e ferramentas de construção de vocabulário. Substitua parte de seu tempo online com algo mais mentalmente nutritivo. A Internet é a melhor ferramenta nesse sentido já criada, basta saber usá-la.

2. Anote o que você aprende

Não tem que ser bonito ou longo, mas tomar alguns minutos por dia para refletir sobre o que você aprendeu certamente irá aumentar a sua capacidade intelectual. “Escreva 400 palavras por dia sobre coisas que você aprendeu”, sugerem os pesquisadores.

3. Faça uma lista do que você já fez

Uma grande parte da inteligência é a confiança e felicidade, por isso, faça uma pausa não para listar as coisas que você ainda têm de fazer, mas sim todas as coisas que você já realizou. A ideia de uma “lista feita” é recomendada pelo famoso Marc Andreessen, bem como Azula Altucher.

4. Jogue!

Jogos de tabuleiro e quebra-cabeças não são apenas diversão, mas também uma ótima maneira de exercitar seu cérebro. Bons exemplos são palavras-cruzadas, bridge, xadrez, Go, batalha naval, ou qualquer coisa que estimule a memória e exija estratégia, de preferência sozinho, sem ajuda de dicas ou livros.

5. Ter amigos inteligentes

Pode ser duro para sua auto-estima, mas sair com pessoas que são mais inteligentes do que você é uma das maneiras mais rápidas de aprender.

“Cerque-se de pessoas mais inteligentes”, concorda o desenvolvedor Manas J. Saloi. “Eu tento passar o máximo de tempo que posso com meus amigos do ramo. Eu nunca tive problema em aceitar que eu sou um programador comum e há muitas coisas que eu posso aprender… O segredo é sempre ser humilde e estar disposto a aprender novas coisas”.

Responder