10 fotos chocantes do sistema de castas da Índia

0
226

Na Índia existe uma divisão social que para nós, brasileiros, pode até chocar. O sistema de castas funciona como um tipo de divisão social considerada importante na comunidade hindu. “Casta” seria uma maneira de dividir a sociedade em grupos de acordo com fatores hereditários, onde a condição social da pessoa determina em que grupo ela estará ligada. De acordo com essa direção, cada pessoa só pode se casar com pessoas de sua própria casta. Os grupos são: (1) os brâmanes (religiosos e acadêmicos); (2) os xátrias (no Brasil, seriam como os militares); (3) os vaixás (empresários); e (4) os sudras (os serviçais).

Parece incrível que esse tipo de ideia ainda exista no mundo em que vivemos. É um lembrete de que, apesar de grandes avanços da humanidade, a premissa de que você só conhece mesmo um homem quando dá poder a ele, é verdadeira. Veja algumas fotos da divisão de castas da Índia.

1 – Nesta foto você vê um homem considerado sagrado no sistema de castas, assistindo a peregrinação de homens de casta inferior, que querem se livrar dos “laços desta vida”. 

2 – Mulher de casta inferior na Índia, sendo obrigada a limpar fezes humana.

3 – Outra pessoa de casta inferior, limpando excremento humano.

 

4 – Crianças dalits, como essa, costumam sofrer discriminação de crianças de castas superiores.

5 – Milhões de pessoas, como estas, sofrem por serem das castas inferiores.

 

6 – Um trabalhador indiano num esgoto de Mumbai.

 

7 – Outro indiano limpando esgoto.

 

8 – Casta dos intocáveis (dalits), considerados indignos por manipularem cadáveres.

9 – Condições desumanas de indianos limpando esgotos.

 

10 – Crianças dalit

Responder