15 fatos incríveis que vão confundir sua mente

0
227

Não é raro nos dias de hoje ouvir um fato estranho e imediatamente rejeitá-lo como falso. E não podemos culpá-lo – há tanta besteira sendo dita ma Internet que fica difícil entender o que é verdade ou não.

Bem, nós estamos aqui para ajudá-lo. Trazemos mais uma lista de fatos que parecem totalmente falsos, mas não são.

Confira:

1.

Até onde os biólogos podem dizer, lagostas são imortais, no sentido de que elas não morrem por velhice, ou pelo menos nunca vimos isso acontecer.  Em vez disso, elas crescem até que uma força externa as matem.

2.

Toda vez que você cheira uma violeta, você está a cheirando pela primeira vez. O perfume da violeta vem de compostos chamados iononas que funcionam desligando temporariamente seus receptores olfativos e forçando você a se esquecer imediatamente do cheiro. Os receptores de cheiro, em seguida, reiniciam, e você sente o cheiro da violeta novamente pela primeira vez.

3.

Se houvesse um oceano suficientemente grande, Saturno poderia flutuar nele, pois o planeta é menos denso que a água.

4.

O ketchup fica mais fino quando é agitado. É chamado líquido não-newtoniano, e cientistas não têm certeza do motivo pelo qual isso acontece.

5.

Em um grupo de 23 pessoas, há uma chance de 50% que duas pessoas tenham o mesmo aniversário. Se isso não faz sentido, considere que não é só você que está comparando seu aniversário com os outros 22, como há 231 comparações sendo feitas no grupo que não envolvem seu aniversário. Esse fenômeno é conhecido como paradoxo do aniversário.

6. 

Muitas criaturas, como a mosca, experimentam o tempo mais rápido do que nós. Isso significa que animais maiores (como humanos) parecem estar se movendo em câmera lenta para eles.

7. 

A gravidade da superfície de uma estrelas de nêutrons é 1 trilhão de vezes maior que a gravidade da superfície da Terra. Tudo o que você solta em uma estrela de nêutrons gera uma massiva energia cinética. Para colocar isso em perspectiva, se você lançar um marsmallow em uma estrela de nêutrons, você geraria um impacto equivalente a uma ogiva nuclear de 3 megatons.

8.

Pulsares são um tipo de estrelas de nêutrons que ejetam jatos de partículas de alta energia sobre grandes distâncias. A mais longa já registrada foi de 37 anos-luz (1 ano-luz equivale a 9.460.730.472.580,8 km).

9.

Há uma cachoeira submersa nas Ilhas Maurício. Na verdade, não é uma cachoeira, e sim uma ilusão deslumbrante causada pelas condições ali presentes. Saiba mais sobre ela aqui.

10. 

Devido às forças gravitacionais entre a Terra e a Lua, um dia fica 1,4 milissegundos mais longo a cada 100 anos, uma vez que a rotação do planeta vai ficando mais devagar. Isso pode não parecer muito, mas quando os dinossauros dominavam a Terra, por exemplo, um dia tinha apenas 23 horas.

11. 

Se você estiver no Equador da Terra, estará parado em relação ao planeta mas estará se movendo em relação ao universo a 1.666 km/h. Na cidade de Porto Alegre, por exemplo, essa velocidade cai para 1.450 km/h.

12.

Sob certas condições, a água quente pode congelar primeiro que a água em temperatura ambiente. Esse fenômeno é conhecido como Efeito Mpemba.

13.

Se você, hipoteticamente, fizesse um buraco pelo meio da Terra, chegaria ao outro lado em 42 minutos.

14.

 Se você pudesse comprimir a Terra para o tamanho de um anel de noivado, ela se tornaria um buraco negro. Até você mesmo pode ser tornar um buraco negro, se você pudesse ser comprimido para o tamanho de um átomo.

15.

Sobre o horizonte de eventos de um buraco negro (a fronteira que delimita o ponto de “não-retorno”), um dia para você pode ser o equivalente a um ano inteiro para alguém aqui na Terra.

Via: Cracked

Responder