4 coisas que todo mundo odeia (mas a ciência diz que no fundo você ama)

0
108

Vamos ser sinceros: Os seres humanos adoram reclamar. Reclamam de tudo, desde a velocidade de conexão com a Internet, os erros ortográficos desse texto, ou o adiamento de nossos programas favoritos. Bom, também reclamam das coisas mais mesquinhas possíveis, como reuniões de escritório ou falta de programação na TV. Mas a ciência diz que não é bem assim…

4. Reuniões de escritório (ou coisas que todos dizem odiar) 

Existe alguma perda maior de tempo? A grande maioria das reuniões de trabalho são um bando de gente fingindo entender apresentações em PowerPoint, enquanto estão pensando seriamente no que fazer quando saírem dali.

Mas de acordo com a ciência…

Em uma pesquisa conduzida pelo professor Steven Rogelberg, 69% dos trabalhadores relataram que sua última reunião foi “boa”. Mais estranho, metade desses trabalhadores confessaram que regularmente se queixam de reuniões, mas a maioria desses queixosos também esclareceram que eles realmente desfrutaram das suas reuniões quando aconteciam, ou pelo menos não se importavam de estar ali.

Então o que diabos está acontecendo?

Como se vê, nós simplesmente não odiamos o que dizemos odiar. Rogelberg teorizou que a maioria das pessoas só se queixam de reuniões porque dizer que você gosta delas é algo como cometer suicídio social. Está bem estabelecido que odiar reuniões é a coisa padrão a se fazer, e quem é você para dizer o contrário? Algum tipo de rebelde? Não,

nós tendemos a reclamar do que todo mundo já reclama

. É mais cool.

3. Programação repetida 

O que está passando na TV agora? Provavelmente um fluxo interminável do mais do mesmo: reprises e mais reprises. Inferno, mesmo quando é algo novo, não é algo criativo.

Mas de acordo com a ciência…

Gostamos de reclamar quando não há nada de novo na TV, mas compramos DVDs e os assistimos várias vezes. Nós relemos os nossos livros e sabemos várias letras de músicas de cor. Então por que diabos só reclamamos da programação repetida da televisão?

Os seres humanos não são loucos pela originalidade, não importa o quanto nós juramos e insistimos em dizer o contrário.

Quando criança, você queria que seus pais relessem a mesma história para dormir todas as noites. Você assiste, lê ou ouve as mesmas coisas porque seu cérebro não está à procura de surpresas. Ele só quer experimentar o mesmo high psicológico que é sempre obtido a partir de seus episódios favoritos. E aqui caímos na questão anterior: reclamamos da programação repetida porque se tornou normal reclamar do conteúdo das TVs.

E isso não é tudo. Outro estudo mostrou que reprises podem realmente restaurar nossa energia e força de vontade. Quando vemos uma reprise, sabemos o que vai acontecer, por isso não temos que gastar muito mais inteligência para processar o que está acontecendo. Mas, mesmo com o fator surpresa removido da experiência, nós ainda temos o mesmo sentimento de entretenimento.

Use o menu abaixo para continuar vendo o post

Responder