5 benefícios mentais de se ter um animal de estimação

0
216

1. Evita o sentimento de solidão

Ter um animal de estimação em casa ajuda a pessoa a se sentir mais confiante e mais segura. Isso também pode ajudar a prevenir doenças como a depressão, já que sua compania incentiva o contato físico e comunicação.

2. Alivia a depressão

As pessoas deprimidas não sentem o desejo de se relacionar. Quando uma pessoa mantém uma ligação com um animal de estimação, ela tem uma razão para sair da cama. A pessoa pode não sentir vontade de fazer nada, mas ela sabe que deve alimentar e, no caso dos cães, levar para passear na rua.

3. Aumenta o sentimento de felicidade

Donos de animais, depois de compartilhar alguns momentos de brincadeiras, experimentam um aumento de oxitocina, assim a produção de serotonina e dopamina aumentam, enquanto o cortisol é diminuído. Todos esses hormônios ajudam a reduzir os níveis de estresse e são um bom antídoto contra a depressão.

4. Aumenta o senso de responsabilidade

Além de ser um companheiro de brincadeiras para as crianças, ver o crescimento de um animal de estimação é uma oportunidade para ensiná-lo a ser responsável e respeitar os animais. Cães, por exemplo, tornam-se excelentes professores.

5. Melhora a vida social

Muitas vezes ir passear com o animal de estimação é uma desculpa para conhecer pessoas.

Responder