5 coisas que você precisa saber sobre agrotóxicos

0
244

1 – De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 250 mil mortes por ano acontecem em decorrência de intoxicações por pesticidas utilizados na agricultura.

 

2 – Não é apenas ingerindo alimentos cultivados em propriedades que utilizam agrotóxicos que você pode se contaminar. Também estão em risco as pessoas que vivem nas redondezas dessas propriedades e, obviamente, aqueles que trabalham diretamente com a aplicação do veneno.

 

3 – Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas da intoxicação por agrotóxicos incluem vômitos, tonturas, desorientação e até podem levar até mesmo a morte. Em alguns casos, onde a pessoa se mantém em contato com os produtos nocivos por tempo prolongado, podem ocorrer distúrbios comportamentais, ansiedade, alteração do sono, dores na cabeça e formigamentos. O contato prolongado com essas substâncias podem também causar câncer.

 

4 – Os principais supermercados do país costumam realizar acordos para controlar o nível de agrotóxicos presentes nos alimentos que são comercializados. No entanto, uma opção mais saudável são as Feiras Ecológicas (ou Orgânicas), onde são vendidos alimentos produzidos em propriedades que não utilizam agrotóxicos.

 

5 – Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, o Brasil alcançou, já em 2009, o posto de maior consumidor de agrotóxicos no mundo. Com um consumo médio de aproximadamente 5,2kg por habitante.

Referências:

http://www.who.int/mental_health/prevention/suicide/en/PesticidesHealth2.pdf
http://www.cdc.gov/niosh/topics/pesticides/
http://portal.anvisa.gov.br/wps/portal/anvisa/anvisa/home/agrotoxicotoxicologia
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/108agrotox.html
http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/comunicacao/posicionamento_do_inca_sobre_os_agrotoxicos_06_abr_15.pdf

Responder