5 práticas que você pode adotar para ajudar a criar um mundo mais sustentável

0
180

1 – Separe seu lixo adequadamente

Você já parou para pensar na quantidade de objetos e resíduos que você descarta todos os dias? É muita coisa. E não é porque você teve o cuidado de não jogar o lixo no chão, e sim na lixeira, que você deve achar que cumpriu com seu papel. Se você não separar corretamente seu lixo, auxiliando a coleta seletiva, você estará contribuindo com práticas insustentáveis. Não são poucos os esforços de empresas, municípios e governos para reciclar todos os resíduos que forem possíveis, no entanto, sem a ajuda de cada um de nós, isso fica ainda mais difícil. Para se ter uma ideia de todo o lixo que é descartado, na cidade de São Paulo, por exemplo, de acordo com a prefeitura, são recolhidas cerca de 12 toneladas de lixo domiciliar por dia. Ao todo, a prefeitura diz recolher 20 toneladas de lixo por dia, contando entulhos, podas de árvore e etc. Se não tratarmos adequadamente todos esses resíduos, é fácil perceber que a tendência é um mundo insustentável.

2 – Gaste apenas a água que você realmente precisar

Você já sabe que a água é um bem natural que vai terminar caso não sejam tomadas medidas preventivas e criadas formas ainda mais eficazes de reaproveitar água impura. Por isso, evite consumir mais água do que o necessário. Você pode ser mais ‘amigo do meio ambiente’ sendo mais direto quando tomar banho; não deixando a torneira ligada sem necessidade, evitando vazamentos e etc.

3 – Se possível, evite usar seu carro

Claro que abandonar seu carro quando você já está acostumado com suas vantagens e confortos é algo complicado, mas em algumas ocasiões, você pode trocar um automóvel (que alguns menos, outros mais, liberam substâncias prejudiciais para a atmosfera) por uma bicicleta, por exemplo. Além disso, outra opção é utilizar transportes públicos, que apesar de também poluir, transportam maior quantidade de passageiros, diminuindo o número de automóveis nas ruas – gerando benefícios na mobilidade e no combate à poluição.

4 – Fique de olho em práticas abusivas e denuncie

Caso você perceba que alguém ou alguma empresa está realizando atividades abusivas ao meio-ambiente, como desmatamentos, agressões a animais silvestres, etc, denuncie! De acordo com o site do Governo Federal, os interessados em realizar uma denúncia desse tipo podem entrar em contato com a Linha Verde do Ibama por meio do telefone 0800-61-8080.

5 – Os pequenos detalhes também contam

Algumas pequenas atitudes, como parar de utilizar sacolas de supermercado, evitar a utilização desnecessária de papel (preferindo meios eletrônicos, por exemplo) também são importantes para auxiliar na formação de um mundo mais consciente. Por isso, seja você mesmo a mudança que quer ver no planeta, e incentive pessoas próximas a você de fazer o mesmo.

Referências:

Cratera gigante está engolindo cidade na Rússia


http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2014/08/saiba-como-denunciar-crimes-e-agressoes-ao-meio-ambiente

Responder