8 coisas que a sua língua pode dizer sobre sua saúde

0
388

Não é a melhor etiqueta esticar sua língua em público, mas é importante verificar ela de vez em quando no espelho. Você saberá que sua língua está saudável se ela estiver limpa e rosada. Não se preocupe com as papilas, ou pequenas saliências que dá a sua língua uma textura áspera. No entanto, se você notar alguns dos sintomas abaixo, você pode querer consultar um médico. A maneira como nossas línguas parecem pode ajudar a revelar problemas de saúde.

Enquanto algumas condições podem ser apagadas com mudanças simples como a melhoria da sua higiene oral, outras podem ser mais graves.

Eis uma língua totalmente saudável e limpa

Sua língua é um forte indicador não apenas de sua saúde oral, mas de sua saúde geral. Quando você abre a boca, você deve ver uma língua rosa coberta com pequenas saliências (papilas). A American Dental Association recomenda que você escove os dentes durante 2 minutos pelo menos duas vezes por dia. Não se esqueça de escovar a língua também.

Você pode ver manchas brancas ou talvez a sua língua inteira coberta branco.

Se isso for verdade, não entre em pânico. Pode ser apenas um revestimento de bactérias, que você pode eliminar melhorando a sua rotina de higiene oral. No entanto, se a descoloração persistir ou você começar a sentir dor, visite o seu médico. Você pode ter uma infecção por fungo chamada candidíase oral. Em casos muito raros, uma língua branca pode ser um sinal de alerta do câncer.

Clique aqui para ver a imagem

Você já ouviu falar da língua geográfica?

Esta é uma condição no qual a língua começa a parecer um mapa através de bordas coloridas brancas ou claras. A causa exata é desconhecida, mas pode estar ligada a psoríase e uma variedade de outros fatores. Felizmente, é inofensiva e não tem nenhuma conexão com infecção ou câncer.

Uma língua vermelha ou inchada pode significar algumas coisas…

Se você notar uma vermelhidão ou inflamação, isso pode ser causado por um incidente em particular, como comer alimentos picantes ou ácidos, ou uma lesão por mordida. No entanto, também pode indicar uma deficiência de vitamina (se você estiver com falta de ácido fólico ou vitamina B-12, isso pode levar a uma língua avermelhada), síndrome de Kawasaki em crianças menores, ou escarlatina em crianças entre as idades de 2 e 10.

A sensação de dor ou queimação pode ser vista em mulheres na pós-menopausa ou aquelas que utilizam o tipo errado de creme dental (neste caso, você pode optar por uma pasta de dentes mais sensível).

Leia isso se detectar quaisquer feridas ou lesões.

Se úlceras ou feridas aparecem e permanecerem na língua por mais de seis semanas, contate o seu médico. As possíveis causas incluem infecção, inflamação ou câncer. Dependendo do que está acontecendo, você pode precisar tomar antibióticos, enxaguar com anti-séptico bucal, ou submeter à cirurgia.

Use o menu abaixo para continuar vendo o post

Responder