8 dicas para você organizar sua viagem dos sonhos

0
141

Créditos da imagem: Por Jg4817 – Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=25572829

Viajar é o hobby de muita gente ao redor do mundo. Para essas pessoas, o planeta é grande e bonito demais para você gastar toda sua vida sentado na frente do computador, olhando para a mesma paisagem, passando pelos mesmos lugares todos os dias. Se você se encaixa nesse perfil, e tem em mente uma viagem dos sonhos, essas 8 dicas podem lhe ajudar a alcançá-la.

1 – Planeje destinos realistas

Todos queremos visitar Paris, Londres, tomar banho nas praias do Caribe e sentir o frio do inverno na Rússia. E absolutamente nada impede que você vá para todos esses lugares algum dia, mas é importante ter em mente que se você gosta de viajar com frequência, e seu orçamento não pode bancar viagens frequentes para a Europa, você vai precisar de destinos mais realistas. Por que não conhecer as praias do nordeste brasileiro, ou então fazer um tour nas cidades do interior do seu estado (onde eu aposto que existem muitas histórias para você conhecer)? Comece com planos pequenos, e vá ampliando-os conforme for possível.

2 – Faça um orçamento e veja quanto você gastará com a viagem

Ir para os Estados Unidos sem lenço nem documento é muito mais uma loucura desesperada do que uma viagem prazerosa. Por isso, tenha sempre em mente tudo o que você vai precisar gastar durante sua estadia em outra cidade. Leve em consideração gastos com passagens (ou gasolina, se você for viajar de carro), estadia, alimentação, locomoção, além dos gastos relacionados a entrada em eventos, passeios turísticos e etc. Também é interessante incluir na conta uma margem de sobra, para alguns gastos especiais que sempre aparecem.  Com tantos gastos para organizar, é sempre melhor comprar pacotes que já incluem grande parte desses itens em um único valor.

3 – Estipule maneiras de economizar durante o ano

Grandes viagens demandam uma grande preparação prévia. A menos que você tenha muito dinheiro, não é tão simples assim escolher um destino e pagar pelo passeio, normalmente você irá precisar de um tempo para economizar e preparar a viagem. Por isso, coloque na ponta do papel tudo aquilo que você gasta durante um mês (com alimentação, contas de água, luz, internet, televisão, etc), e veja onde você pode diminuir os gastos para juntar um pouco mais de dinheiro. (Veja 10 dicas para diminuir o gasto de energia elétrica). Também entenda que se você planeja gastar uma quantia alta de dinheiro com uma viagem, talvez não seja o momento de fazer outras compras grandes – isso é, talvez seja melhor esperar um pouco para comprar aquela televisão nova, um novo console de video-game, trocar de carro e etc.

4 – Abra mão de despesas desnecessárias

Durante nossa rotina, gastamos muito dinheiro com coisas que, se pararmos para pensar, não chegam a ser essenciais para nossa existência. Para que gastar R$ 3 em refrigerantes durante o horário de almoço todos os dias se você pode tomar água ou escolher uma alternativa mais barata? (Veja 10 dicas que podem lhe ajudar a abandonar o vício em refrigerantes). Ou então, será que realmente é necessário comprar um par de sapatos por mês? Pelo menos durante o período em que você estiver organizando sua viagem, deixe essas despesas ‘desnecessárias’ de lado. Dessa forma, você juntará dinheiro mais rápido para realizar seu passeio.

Responder