A antiga cidade circular de Bagdá

0
214

A cidade de Bagdá foi fundada no século 8 como a capital do estado abássida, pelo seu califa ou chefe al-Mansur. O Califado tinha acabado de derrotar os omíadas, e al-Mansur queria a sua própria cidade para governar. Ele escolheu uma área sobre 30 km ao norte da capital Sassanid de Ctesiphon, ao longo das margens do Tigre, e começou a elaborar planos para a sua concepção e construção.

Mansur queria que Bagdá fosse a cidade perfeita para ser a capital do império islâmico sob a ordem dos abássidas. Para esse fim, ele trouxe milhares de arquitetos, engenheiros, topógrafos, carpinteiros, ferreiros e mais de cem mil trabalhadores de todo o império. Ele consultou astrólogos, e de acordo com os seus conselhos, colocou o primeiro tijolo cerimonial em 30 de Julho de 762 a.C.

A antiga cidade circular de Baghdad

 

A cidade original foi construída na forma de um círculo de 2 km de diâmetro. O círculo foi o tributo do califa aos ensinamentos geométricos de Euclides, a quem ele havia estudado e admirado. No centro da cidade, estavam os dois melhores edifícios: A grande mesquita e a residência do califa, o Palácio Dourado. Ao redor do palácio e da mesquita existia uma área circular junto à água, em que apenas o califa era autorizado a montar a cavalo.

 

A antiga cidade circular de Baghdad

A antiga cidade circular de Baghdad

Fontes: Wikipedia / The Guardian / socks-studio.com

Responder