A cidade tóxica de Times Beach

0
134

A cidade tóxica de Times Beach

Foto: NPR.org

O problema começou com a poeira em 1925. As estradas não eram pavimentadas o que aumentava frequentemente a quantidade de sujeira e poeira sempre que carros e caminhões passavam ou o vento soprava do rio. A corrente de ar era carregada nas casas e nos rostos das pessoas. Era um incômodo. Infelizmente, a cidade não tinha dinheiro para pavimentar suas estradas, então eles decidiram contratar Russell Martin Bliss, dono de uma pequena fábrica de petróleo, que havia desenvolvido uma solução única para o problema.

Bliss usou óleo de motor usado sobre sua fazenda para suprimir todo a poeira. Uma única aplicação de óleo sobre a poeira bastou para segurá-la durante vários meses. Aqueles que visitaram a propriedade de Bliss ficaram impressionados com a técnica que ele usou. Não demorou muito para que as pessoas começassem a contratá-lo por seus serviços.

Na mesma época, Bliss foi contratado para outro trabalho. Uma empresa fornecedora de produtos químicos queria que Bliss se livrasse de alguns resíduos industriais. Sem o conhecimento de Bliss, os resíduos continham um composto extremamente tóxico conhecido como dioxina. Em um esforço para matar dois pássaros com uma pedra só, Bliss misturou os resíduos químicos com óleo de motor usado e os lançou em vários locais ao redor de Missouri, incluindo a cidade de Times Beach.

As primeiras vítimas foram os cavalos, pássaros e pequenos animais das fazendas que Bliss foi contratado para se livrar da poeira. Em uma fazenda perto de Moscow Mills, sessenta e dois cavalos morreram. Algumas crianças também ficaram doentes, sucumbindo às dores de cabeça, hemorragias nasais, dor abdominal e diarreia.

A cidade tóxica de Times Beach

Foto: Yahoo.com

As mortes e doenças inexplicáveis chamou a atenção do Centro de Controle de Doenças (CDC), que começaram a realizar testes com o solo da cidade. Com certeza, havia concentrações de dioxina no solo cem vezes maior do que o que foi considerado prejudicial para os seres humanos. O CDC e a Agência de Proteção Ambiental (EPA) encontraram a empresa que estava produzindo a toxina, e prontamente a baniram. Os dez anos seguintes foram gastos identificando os locais onde as toxinas foram jogadas e estudando os efeitos da toxina nos animais infectados. Foi só em 1982, quando alguns documentos da EPA relacionadas à contaminação de dioxina foram vazados que os moradores da Times Beach ficaram sabendo da situação.

Com a crescente pressão por parte do público, a EPA anunciou em 1983 que a Times Beach era inabitável. Dois anos depois, a cidade inteira foi evacuada. Mais de US $ 33 milhões foram pagos como compensação aos residentes e empresas da cidade e outros US $ 200 milhões foram gastos na limpeza, que foi completada em 1997.

A cidade tóxica de Times Beach

Foto: NPR.org

A cidade tóxica de Times Beach

Foto: Yinan Chen/Wikimedia

A cidade tóxica de Times Beach

Foto: Yinan Chen/Wikimedia

Fonte: Wikipedia / STLMag.com / Now I Know / Legends of America

Responder