A estranha síndrome que mata durante o sono

0
164

Gosta de filmes de terror? Então você provavelmente já assistiu “A Hora do Pesadelo”, um dos mais famosos filmes do gênero de todos os tempos. É um filme sinistro, mas de fato existe uma doença denominada “síndrome da morte súbita e inesperada noturna”, ou simplesmente SUNDS, da sigla em inglês, que o inspirou.

Essa é um síndrome genética onde o corpo é incapaz de coordenar corretamente os sinais elétricos que comandam os batimentos cardíacos durante o sono, de acordo com Matteo Vatta, professor de cardiologia da Faculdade de Medicina Baylor, em Houston. A SUNDS é rara, mas atinge sobretudo homens jovens adultos, principalmente os descendentes do sudeste asiático.

Os primeiros casos foram registrados no final da década 70, quando centenas de imigrantes do sudeste asiático que chegaram aos EUA morrem da estranha síndrome durante o sono. Todas as vítimas pareciam levar uma vida relativamente saudável.

As mortes pela síndrome essencialmente acontecem durante o sono, quando o coração bate mais lentamente, e os problema elétricos que a síndrome causa ficam mais intensos. Então, o corpo se torna incapaz de regular as próprias batidas do coração, o que causa um espasmo fatal.

Alguns pesquisadores sugerem que as chances de morrer com a síndrome são maiores durante os pesadelos, quando há um estresse maior. No entanto, não há evidências concretas que apontem que pesadelos são de fato “a gota d´água” da síndrome.

Até hoje, não foi desenvolvido nenhum tratamento contra ela, e a razão pela qual a síndrome afeta principalmente asiáticos é desconhecida. A SUNDS também é muito difícil de ser detectada, até mesmo com uma completa leitura do eletrocardiógrafo. [LiveScience]

Responder