A pirâmide de Austerlitz

0
235

No ponto mais alto do Cume Utrecht, na vila holandesa de Woudenberg, encontra-se a única pirâmide da Europa. O monte de terra de 36 metros de altura foi construído em 1804 por soldados de Napoleão, sob a direção do general Marmont como uma homenagem a seu amigo Napoleão Bonaparte (embora Marmont traiu Napoleão mais tarde).

Marmont chamou o monte de “Mont Marmont”. Mas em 1806, apesar do protesto do general Marmont, Luís Napoleão, o novo rei da Holanda, renomeou o morro de Pirâmide de Austerlitz, em memória da Batalha de Austerlitz em que Napoleão derrotou decisivamente os russos e os austríacos.

A pirâmide de Austerlitz

Foto: Kattjosh/Flickr

Em 1804, o general francês Auguste de Marmont estabeleceu um acampamento de exército numa localização central na República de Batavian, onde ao longo de um período de vários meses, ele conseguiu forjar vários batalhões em um grande exército bem treinado capaz de abaterem seus inimigos britânicos caso eles invadissem novamente a Holanda, como aconteceu em 1799. Satisfeito com o poder militar do novo exército, para ocupar seus soldados entediados, no outono de 1804 Marmont ordenou seus soldados a construírem um monumento de terra e relva inspirado na pirâmide de Giza que Marmont tinha visto em 1798 durante a campanha egípcia de Napoleão.

A construção levou apenas 27 dias e a estrutura chegou a medir 36 metros de altura. O ápice da pirâmide era plana, e lá foi erguido um obelisco de madeira de 13 metros de altura. Marmont, no entanto, se apressou em sua construção. Não havia nem mesmo uma base adequada para a estrutura. Foi simplesmente uma pilha de terra e areia. Naturalmente, a pirâmide começou a entrar em colapso não muito tempo depois que foi construída. Marmont lutou para mantê-la em bom estado de conservação, mas quando os moradores começaram a vandaliza-lo removendo as placas de pedra, o frustrado general vendeu a pirâmide e o terreno circundante a Hubert van Asch, que mais tarde se tornaria prefeito da cidade vizinha de Utrecht.

A pirâmide permaneceu negligenciada durante todo o século 20, até que foi restaurada em 2004. A pirâmide e a área circundante é agora uma atração turística popular e lazer local.

A pirâmide de Austerlitz

Foto: Fernambukk/Panoramio

A pirâmide de Austerlitz

Foto: Traveling Tourist/Flickr

A pirâmide de Austerlitz

Foto: Traveling Tourist/Flickr

A pirâmide de Austerlitz

Foto: Marc Rauw/Flickr

Responder