Afinal, para que serve o lado azul da borracha?

0
153

Um dos objetos mais mundanos e comuns que existem, a borracha (aquele de duas cores) ainda guarda seus segredos. Você provavelmente passou toda a infância acreditando que a parte azul da borracha servia para apagar caneta (e sempre que tentava acabava “apagando” o papel junto, uma vez que era muito fácil rasgar o papel – uma das maiores frustrações do ensino fundamental). Como se vê, há uma razão para isso – e tudo gira em torno do fato de que houve um grande mal-entendido sobre o propósito original da borracha de dois lados.

Esta informação não vai mudar a sua vida, mas é pouco conhecida (e totalmente divertida). Se tiver filhos, conte isso a eles.

Existem dois lados para cada história – e, coincidentemente, para a maioria das borrachas.

Todo mundo pensa que o lado avermelhado foi concebido para apagar o lápis (e de fato foi), enquanto o lado azul para apagar caneta. Como se vê, isso não é exatamente preciso.

Na verdade, existem dois lados porque cada um foi desenvolvido para um determinado tipo de papel.

Papéis mais leves e comuns, como folhas de caderno e sulfite, tendem a rasgar mais facilmente, e também são mais fáceis de remover o grafite do lápis. Outros tipos de papéis mais resistentes, como artísticos, são mais difíceis de remover as marcas de grafite. Pensando isso que o lado azul da borracha foi inventado.

Embora alguns dizem ter sucesso ao apagar marcas de caneta em papéis comuns…

É mais provável que algo semelhante a isso aconteça. 

Embora, de fato, o propósito original da parte azul da borracha seja apagar mais facilmente lápis de papéis resistentes, algumas fabricantes atuais ainda especificam que a parte da azul da borracha serve para apagar caneta, embora o resultado provavelmente seja desastroso em papéis convencionais.

A Mercur diz em seu site:

– Parte azul: é indicada para remoção de tinta de caneta e lápis de cor. É uma borracha mais abrasiva, que possui cristais pontiagudos em sua composição, o que faz com que seja possível desgastar (lixar) a folha até a remoção parcial ou total da tinta, ou seja, a borracha não apaga a tinta do papel, mas desgasta a ponto de conseguir removê-la.

Via: LifeBuzz

Responder