As pessoas julgam você por esses 2 critérios, segundo a ciência

0
182

As pessoas julgam você em segundos, mas o que exatamente elas estão avaliando?

Amy Cuddy, psicóloga e professora de Harvard, tem estudado as “primeiras impressões” junto de seus colegas Peter Glick e Susan Fiske há quase 2 décadas, e descobriu alguns padrões bem interessantes nessas interações.

Em seu novo livro chamado “Presence” lançado nos EUA, onde Amy também revela o segredo para detectar um mentiroso, ela diz que as pessoas tendem a responder inconscientemente duas perguntas quando te encontram pela primeira vez:


Posso confiar nesta pessoa?


Posso respeitar esta pessoa?

Cientificamente, essas dimensões são conhecidas respectivamente como cordialidade (confiabilidade) e competência e, para ser julgado bem, você deve ter ambos quesitos.

Amy diz que a maioria das pessoas, principalmente em um âmbito profissional, acredita que a competência é o mais importante, pois elas querem provar que possuem talento e inteligência o suficiente para executar uma tarefa.

Contudo, é a cordialidade o quesito mais importante no modo como as pessoas tendem a julgar você.

“De uma perspectiva evolucionária é mais importante para a nossa sobrevivência saber se uma pessoa merece a nossa confiança.”

Isso faz sentido quando consideramos que no tempo dos homens primitivos, era fundamental saber se um companheiro estava lá para matar e roubar seus pertences ou se ele tinha habilidade para fazer uma fogueira com você.

Embora a competência seja muito valorizada, para Amy ela só é julgada após que a confiança é estabelecida e, ao querer demonstrar muito sua força, você pode dar um tiro pela culatra. Somente depois que você estabelece a confiança é que

a sua força se torna um dom, e não uma ameaça

.

Assista abaixo uma palestra muito interessante de Amy feita pelo TED onde ela fala sobre a linguagem corporal, e como isso pode influenciar suas chances de sucesso. (Ative as legendas em português pelo menu sob o vídeo)

Dito de outra forma, se você visa influenciar uma pessoa, mas ela não confia em você, dificilmente obterá sucesso. Em vez disso, é mais provável que você seja visto como um manipulador e piore de vez as coisas. [BusinessInsider]

Responder