Avião movido a energia solar dá início a uma histórica volta ao mundo

0
270

Chamado de Solar Impulse 2, um avião movido a energia solar deu início hoje a uma histórica viagem por todo o globo.

Sem a utilização de nenhum tipo de combustível, a aeronave decolou às 00h39 (horário de Brasília) – 7h10 (horário local) desta segunda-feira no Aeroporto Executivo de Al Bateen, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. Em sua primeira missão, a aeronave deve viajar durante 12 hora para chegar ao Omã.

De acordo com autoridades, o avião fará escalas na Índia, Mianmar e China, antes de cruzar o Oceano Pacífico. Depois disso, deverá passar pelos Estados Unidos, rumo ao Oceano Atlântico. Na sequência fará escalas na parte sul da Europa ou ao norte da África antes de voltar para seu ponto de partida.

De acordo com os pilotos e co-fundadores André Borschberg e Bertrand Piccard (ambos suíços), a viagem deve terminar no final de julho ou início de agosto.

Borschberg foi o primeiro a tomar o controle do Solar Impulse 2, mas os pilotos irão se revezar durante a volta ao mundo.

De acordo com seus fundadores, a aeronave pode funcionar durante dia e noite sem utilizar nenhum combustível. Equipado com paineis solares e baterias de bordo, o avião armazena energia solar durante o dia para poder voar durante a noite.

De acordo com funcionários da empresa, o avião possui 72 metros de envergadura e pesa apenas 2300kg, semelhante a um carro. Além disso, 17 mil células solares cobrem as asas do avião.

O avião foi projetado para mostrar do que é capaz a tecnologia “verde” e sustentável. Mais informações sobre o avião podem ser encontradas no site oficial do projeto. [LiveScience]

Responder