Bizarra substância rosa toma conta de costa da Noruega

0
236

No norte da Noruega, uma grande quantidade de uma espécie de gosma rosada foi encontrada ao longo de fiordes geralmente cênicos do país.

A substância vem intrigando marinheiros no fiorde Lyngen desde o final de agosto e até agora tem permanecido um mistério. A gosma tem uma cor roxo/rosa profunda, tem uma textura semelhante à “margarina” e supostamente abrange milhões de metros cúbicos de água.

No mês passado, os cientistas foram até o local para tentar descobrir o que é. O consenso atual é que seja muitas medusas, mas não há uma prova definitiva.

Bizarra substância rosa toma conta de costa da Noruega

O Local News informou que Tom Falkenhaug e Jan Helge Fossa, do Instituto Norueguês de Investigação Marinha (IMR), acreditam que a gosma é o produto de centenas ou milhares de animais que então parcialmente desintegrados.

“É provavelmente água-viva morta ou parcialmente morta, e nós pensamos que é o tipo de água-viva chamado Ctenophora Beroe,” Falkenhaug disse ao site de notícias local. “Nós não podemos explicar por que isso aconteceu, e é incomum que medusas apareçam em agregações tão densas como esta”.

lJeUFG6

Roger B. Larsen, da Universidade da Noruega, foi ao local e colheu amostras da substância para análise. “Eu tenho algumas amostras da substância rosa, e esperamos que seja analisada até o final do mês”, disse à Earth Touch News.

“Eu já fiz cruzeiros anuais com meus alunos aqui no passado, e nunca vi nada como isso”, acrescentou. “É óbvio que há algo anormal acontecendo”. [IFLScience]

Responder