Café pode prevenir doenças? Conheça essa e outras curiosidades sobre o café

0
141

1 – Café pode ajudar a evitar doenças fatais

Um estudo realizado pelo Instituto Nacional do Câncer dos EUA descobriu que as pessoas que possuem o hábito de tomar café possuem menores riscos de desenvolver doenças que podem levar à morte. O estudo abordou 400 mil homens e mulheres dos Estados Unidos e traçou uma ligação entre a quantidade de café consumido e menores riscos de morte por doenças respiratórias, cardíacas, diabetes e infecções. Os pesquisadores, no entanto, alertam que a associação não representa uma causa e efeito – ou seja, não quer dizer que o café faz com que as pessoas vivam mais.

2 – Principal potência econômica da República Velha

Durante a República Velha, que começou em 1889, a principal atividade econômica brasileira era a exportação do café. A importância do setor era tanta que os cafeicultores possuíam grande poder sobre a política nacional.

3 – Origem do café

De acordo com a Associação Brasileira de Indústria do Café (ABIC), a bebida provavelmente teve sua origens em monastérios islâmicos. Em sua página oficial, a associação conta a lenda do pastor Kaldi, que vivia onde hoje fica a Etiópia, e observou que os animais que se alimentavam dos frutos do café ficavam mais alegres e conseguiam aguentar maiores caminhadas. Então um monge da região levou os frutos até seu monastério para testar suas propriedades. Ingerindo-os por meio de infusão, o monge percebeu que conseguiu ficar acordado por mais tempo durante suas atividades e espalhou a novidade entre os monastérios.

4 – Origem do nome

Ainda segundo a ABIC, a origem do nome café vem de ”qahwa”, palavra árabe para vinho. Por isso, segundo a associação, a bebida era conhecida como ‘vinho árabe’ quando começou a chegar na Europa.

5-  Esoterismo

Em algumas culturas, acredita-se que o café pode ter o poder de prever algo sobre o futuro, a partir da imagem deixada no fundo da xícara após o consumo da bebida. Essa prática é conhecida como cafeomancia.

Referências:

http://www.cancer.gov/news-events/press-releases/2012/CoffeeProtectiveDCEG
http://sindicafe-mg.com.br/plus/modulos/conteudo/?tac=historia-do-cafe
http://www.abic.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=38
http://www.abic.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=55

Responder