Cafeína em pó pode ser mortal: entenda por quê

0
250

Nós consumimos cafeína de diversas maneiras: no café, em refrigerantes, chás e outros produtos semelhantes. No entanto, a nova onda do momento, a cafeína em pó, pode não ser tão saudável para nós. De acordo com uma publicação do portal americano ‘LiveScience‘, a Administração Estadunidense de Drogas e Alimentos (FDA) anunciou ter alertado cinco empresas que estavam vendendo esse produto, afirmando que eles representam um “risco significante e sem razão de doenças para os consumidores”.

A publicação afirma que os produtos com cafeína em pó são muito mais potentes que as bebidas normais como o café, e eles são perigosos pois seus consumidores podem facilmente alcançar a quantidade letal de cafeína, diz a FDA.

Uma colher de chá do pó deste produto contém aproximadamente a mesma quantidade de cafeína que 28 copos de café normal. Com duas colheres, um ser humano pode facilmente chegar a óbito.

“A cafeína em pó é muito concentrada. A maioria das pessoas está tão confortável com os efeitos das bebidas cafeinadas como o café e refrigerantes que não percebem que a quantidade que ingerem é de apenas alguns miligramas”, disse Henry Spiller, diretor do Centro de Envenenamento de Ohio.

Em uma colher de chá de cafeína em pó, se encontra, em média, 5 gramas da substância. Para efeitos de comparação, uma xícara de café tem, normalmente, entre 65 e 100 miligramas. Para Spiller, tal quantidade presente na cafeína em pó é enorme, e representa uma overdose.

Outro problema da cafeína em pó é que os consumidores dificilmente conseguem medir com segurança a quantidade do produto. A quantidade recomendada de cafeína em pó é de 50 a 200 miligramas – ou cerca de um sexto de uma colher de chá.

Doses altas de cafeína podem causar efeitos colaterais sérios, como aumento na pressão arterial, problemas no coração, convulsões e até mesmo a morte, diz a FDA. Também é possível ter uma overdose de cafeína com o café normal, desde que sejam bebidas 50 xícaras do produto. A questão é que muito dificilmente uma pessoa conseguiria chegar nessa quantidade no tempo necessário para atingir a overdose sem parar antes da hora por conta de náuseas, vômitos e acelerações cardíacas. Já a cafeína em pó, é muito mais fácil de ser ingerida em doses altíssimas, de uma só vez. [LiveScience]

Responder