Cientistas descobrem um dos últimos lagos que existiu em Marte

0
206

Não muito longe do local onde a sonda Opportunity pousou em Marte está uma grande bacia que se parece muito com as salinas vistas no nosso próprio planeta. De acordo com um novo estudo publicado esta semana na Geology, este local pode ter sido o lar de um dos últimos lagos que existiu em Marte antes do Planeta Vermelho se transformar no deserto seco que vemos hoje.

O depósito de sal localizado na região de Meridiani possui cerca de 46 quilômetros quadrados, ou o tamanho de uma pequena cidade. Uma equipe liderada por Brian Hynek, da Universidade do Colorado, EUA, queria saber o quão salgado o lago teria sido e o quão recentemente ele existiu – o que poderia nos trazer pistas importantes sobre a história habitável de Marte. Então, eles combinaram análises minerais de sondas marcianas com o mapeamento digital de terreno na área.

O lago, eles descobriram, existia a 3,6 bilhões anos, colocando-o no fim do período em que a água líquida fluía pela superfície marciana. (O próprio sistema solar se formou cerca de 4,6 bilhões de anos atrás). “Nós podemos dizer que este é um dos últimos casos de um lago considerável em Marte”, Hynek disse em um comunicado.

Os pesquisadores dizem que o lago teria sido criado quando um vale se formou nas montanhas circundantes e a água começou a se acumular. Eventualmente, o nível da água subiu o suficiente para escapar sobre a divisória. Com o tempo, a água evaporou, deixando para trás os sais na parte inferior do leito do lago. Como resultado, o que vemos hoje parece uma salina terrestre.

Com base na profundidade e espessura do sal deixado para trás, a equipe estima que o lago tinha apenas 8% da salinidade dos oceanos da Terra. Embora não sabemos muito mais (incluindo a acidez do antigo lago), eles dizem que sua baixa salinidade significa que poderia ter sido habitável. Se isso for verdade, então o local poderia ter sido um dos últimos lugares aquosos sobre a superfície de Marte potencialmente habitáveis. [IFLScience]

Responder