Cientistas estão criando alimentos saudáveis com sabor de bacon

0
168

Que tal se alimentar bem sem abrir mão de um agrado ao paladar? Cientistas estão cultivando uma planta marinha mais nutritiva que alimentos mundialmente conhecidos por seus benefícios, como a couve, por exemplo. E, sem acrescentar nada de químico, ela tem sabor de bacon.

Até o momento, utilizando um tipo doméstico da alga dulse (Palmaria palmata), os cientistas já criaram biscoitos e condimentos para salada com gosto de bacon. Essa alga tipicamente cresce no norte do Pacífico e costas do Atlântico.

Normalmente, a alga em questão custa muito caro, cerca de 90 dólares por uma pequena porção da planta marinha. Entretanto, pesquisadores da Universidade do Estado de Oregon, nos EUA, estão trabalhando em uma maneira de transformar a alga em um produto mais acessível e disponível no mercado. Eles desenvolveram uma maneira de criar a alga sem a necessidade de um solo – utilizando apenas água. Desta forma, fica muito mais fácil e barato chegar ao produto final.

Originalmente, a ideia dos pesquisadores era utilizar as algas para alimentar haliotes – uma espécie de molusco muito valorizada no mercado asiático. Entretanto, eles acabaram percebendo que poderiam utilizar a dulse como alimento para seres humanos.

Agora, os estudantes de negócios da OSU estão trabalhando em um plano para levar esse projeto adiante e chegar ao mercado. Mas primeiro eles precisam descobrir uma maneira de produzir a alga em massa, para atender as necessidades da demanda. [LiveScience]

Responder