Cientistas planejam embalagem que avisa vencimento da validade

0
176

Pesquisadores da Universidade da California e de Chiao Tung (Taiwan) estão trabalhando juntos para revolucionar a maneira como analisamos a validade de nossos produtos. O projeto consiste na impressão 3D de embalagens e garrafas que possam analisar a validade do produto em seu interior.

Essas embalagens seriam equipadas com aparatos eletrônicos de baixo custo, que teriam sensoreswireless para analisar continuamente o produto e alertar para a presença de bactérias. Ao perceber que o alimento está passando da validade, a embalagem poderá transmitir essa informação, via wi-fi, para um aplicativo de celular ou geladeira interativa.

“Essa tecnologia de imprimir artefatos em 3D poderá eventualmente fazer com que circuitos eletrônicos sejam baratos o suficiente para serem adicionados em embalagens, provendo alertas de segurança para os consumidores”, disse Liwei Lin, autor principal do estudo.

Mas enquanto nada disso sai do papel, continuamos observando a validade no verso da embalagem, ou dependendo do nosso olfato. [IFLScience]

Responder