Conheça as mentes por trás da invenção dessas 4 coisas que usamos no nosso dia a dia

0
142

Ar Condicionado – Willis Carrier

Indispensável para os dias mais quentes do rigoroso verão brasileiro, o ar condicionado foi inventado pelo estadunidense Willis Carrier. Inicialmente tratado como ‘aparelho para tratar o ar’, o ar condicionado inventado por Carrier foi patenteado em 1906, quando ele tinha exatamente 30 anos de idade. A empresa fundada pelo estadunidense, a Carrier Corporation, ainda hoje opera ao redor do mundo comercializando diversos tipos de aparelhos de ar condicionado, além de outros equipamentos. William Carrier faleceu em 1950, quando tinha 73 anos.

Fonte

Telefone – Antonio Meucci

Apesar de muitas fontes creditarem Alexander Graham Bell como o inventor do telefone, a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos reconheceu no começo dos anos 2000 que a verdadeira atribuição pela invenção do telefone deve ser concedida ao inventor italiano Antonio Meucci, que já em 1860 realizava demonstrações do seu ‘teletrofono’. Meucci conseguiu criar um meio rudimentar de comunicação entre seu laboratório e a cama de sua esposa, que sofria com problemas de saúde. De acordo com o documento da Câmara dos Representantes dos EUA, Meucci sofreu por não saber falar inglês suficientemente bem para inserir sua invenção no mercado americano, além de não ter fundos para bancar a patente do invento. Entretanto, para todos os fins, o documento deixa claro que o invento do telefone deve ser creditado ao italiano.

Fonte

Geladeira – James Harrison

Responsável for revolucionar a forma como armazenamos alimentos, a geladeira ajudou inclusive na erradicação de doenças provocadas pela ingestão de produtos estragados. Por meados de 1865, a primeira máquina de refrigeração foi inventada pelo australiano James Harrison, que trabalhou para a indústria cervejeira da Escócia. No entanto, naquela época, os aparelhos de refrigeração não eram empregados em ambiente doméstico, e sim em empresas que precisam trabalhar com gelo e temperaturas baixas. Em 1913 foi lançada o DOMELRE, primeiro aparelho de refrigeração desenhado para ser utilizado em ambientes domésticos. Já a responsável pela fabricação dos primeiros refrigeradores do Brasil é a Consul, que começou a produzir os equipamentos em meados de 1950.

Fonte

Rádio – Guglielmo Marconi

O rádio não é mais tão popular como já foi em outros momentos de sua existência, mas sua invenção de fato foi a inspiração necessária para os inventos que vieram a seguir. Além disso, é o meio de comunicação mais ‘democrático’, já que contempla praticamente todos os cantos da Terra – mesmo os menos desenvolvidos. E os créditos pela invenção do rádio são de Guglielmo Marconi, físico italiano nascido em 1874. Utilizando estudos de outros pesquisadores da época, Marconi foi o inventor do primeiro sistema de telegrafia sem fios. Em 1895 o inventor conseguiu emitir sinais sem fio para uma distância de aproximadamente 2,5km. Um ano depois, viajou até a Inglaterra, onde obteve a primeira patente para seu invento e entrou para história como a mente por trás de uma das invenções que revolucionou a forma como os seres humanos trocavam informações.

Fonte

Responder