Conheça o Lago Fervente de Dominica

0
199

No Parque Nacional de Morne Trois Pitons, localizada numa ilha em Dominica, no Caribe, existe uma área de atividade vulcânica significativa. Localizado dentro dos limites da ilha de 7.000 hectares estão cinco vulcões, dezenas de nascentes e fumaças quentes de um lago grande e famoso.

O Lago Fervente de Dominica é uma fumarola inundada, basicamente é uma abertura ou um buraco na crosta da Terra. Ela está cheia de água borbulhante com temperaturas de cerca de 90 °C. A água é aquecida por vapor quente e gases que escapam de lavas derretidas. A superfície do lago é geralmente envolta em uma nuvem de vapor. O lago tem cerca de 76 metros de diâmetro, tornando-se o segundo maior lago quente no mundo após a Frying Pan Lake, na Nova Zelândia.

Conheça o Lago Fervente de Dominica

Foto: Antoine Hubert/Flickr

O lago foi avistado pela primeira vez em 1875 por dois cavalheiros ingleses que estavam trabalhando em Dominica naquele tempo. Mais tarde nesse ano, um botânico do governo e um dos descobridores originais foram encarregados de investigar este fenômeno natural. Eles mediram a temperatura da água e descobriram que lago tinha entre 82-92 ° C ao longo das margens, mas não foi possível medir a temperatura no centro do lago. Eles estimaram que o lago pode ter cerca de 60 metros de profundidade ou mais.

O lago é alimentado por chuvas e duas pequenas correntes que chegam até a ilha. A água, em seguida, escoa para baixo da lava e é aquecida até ao ponto de ebulição. O nível da água do lago sempre é a mesma e a atividade vulcânica diminui ao longo do tempo. O lago quase desapareceu depois de uma erupção freática que ocorreu em 1880, e formou uma fonte de água quente e vapor em seu lugar. O lago teve outra erupção dramática em 2004-2005, quando o nível da água foi reduzido em 10 metros, mas depois se recuperou em um único dia.

Conheça o Lago Fervente de Dominica

Foto: Jean & Nathalie/Flickr

Conheça o Lago Fervente de Dominica

Foto: Göran Höglund (Kartläsarn)/Flickr

Conheça o Lago Fervente de Dominica

Fonte: Wikipedia / UNESCO / tourism.gov.dm

Responder