Dormir de lado pode evitar Alzheimer e Parkinson

0
207

Um novo estudo descobriu que a posição em que você dorme pode ter um efeito significativo em sua saúde neurológica. Pesquisadores dizem que dormir de lado pode remover alguns ‘detritos’ do cérebro que contribuem para problemas neurológicos como o Alzheimer e Parkinson.

Uma equipe internacional de cientistas liderados por pesquisadores da Universidade Stony Brook, dos EUA, utilizou imagens de ressonância magnética do cérebro de roedores, e descobriram que o sistema ‘glimpático‘, que é responsável por eliminar restos químicos do cérebro, funcionava melhor em suas tarefas quando os roedores dormiam de lado. De acordo com os pesquisadores, caso esses químicos se acumulem no cérebro, podem passar a afetar seu funcionamento.

Os resultados, que foram publicados no ‘Journal of Neuroscience‘, chegam como boas novidades para a maioria das pessoas, já que estudos indicam que a posição mais utilizada é a lateral.

Mesmo que esses testes tenham sido feitos em roedores, os pesquisadores especulam que os mesmos benefícios poderiam ser aplicados aos seres humanos. Entretanto, a confirmação para isso virá apenas depois de mais alguns testes. [ScienceAlert]

Responder