Einstein foi reprovado no colegial: mito ou verdade?

0
121

A internet está cercada de mitos e teorias da conspiração sobre os mais diversos assuntos. E, talvez, Albert Einstein seja o indivíduo mais vezes citado no mundo cibernético, recebendo a autoria de frases que nunca disse e tendo diversas passagens de sua vida deturpadas. E um desses mitos fala que Einstein teria sido reprovado no colegial. Isso, no entanto, não é bem verdade.

O fato é que Einstein era tão bom em matemática que já estudava cálculo aos 12 anos de idade, três anos antes do normal. Com 15 anos de idade, Einstein escreveu um ensaio que certo tempo depois lhe ajudaria com o trabalho da Teoria da Relatividade.

Esse mito surgiu por uma diferença na forma de avaliação das duas escolas por onde o cientista passou. Quando ele trocou a sua escola da Alemanha pela Canton School, em Aargau, na Suíça, o sistema de avaliação (que ia de 1 até 6) foi invertido. A nota 6, que era a mais baixa, se tornou a maior; e o 1, que era como o “A”, se tornou a menor. Por isso, muitos dizem que as notas de Einstein foram horríveis no colegial, mas trata-se apenas de um equívoco na interpretação da nota.

No entanto, Einstein de fato teve um tropeço em sua vida acadêmica. Antes de ele entrar em Aargau, ele realizou uma prova para entrar na Escola Politécnica da Suíça. O astro foi muito bem nas matemáticas e testes físicos, mas obteve notas horríveis nas disciplinas humanas, principalmente em francês. [ListVerse]

Responder