Essa ovelha tinha 40 kg de lã

0
117

Uma bola peluda de lã suja foi vista vagando pelo cerrado da Austrália na quarta-feira. Havia tanta lã que o animal mal conseguia enxergar ou caminhar. Felizmente, um andarilho alertou imediatamente as autoridades da Sociedade Real para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (RSPCA).

O pedido de ajuda não era despropositado: enquanto possa ter sido inusitada, a situação era realmente muito perigosa para a ovelha Chris, como ela foi apelidada. Se levasse um tombo, ela seria incapaz de se levantar, permitindo que parasitas da pele se tornassem uma preocupação sempre presente, e o próprio calor poderia assá-la dentro de sua própria lã. É por isso que ovelhas merino são geralmente rapadas a cada 12 meses.

Na verdade, ela já estava sofrendo queimaduras na pele por causa da urina presa dentro de sua lã, de acordo com Tammy Ven Dange, executivo-chefe da RSPCA.

Claramente, Chris precisava se livrar da lã. Felizmente, alguém se ofereceu para assumir a tarefa: Ian Elkins. Foram necessários 45 minutos para ele limpar a ovelha – a maioria leva dois minutos e resulta em um velo de 4,5 kg.

Apesar de não ser um registro oficial ainda, “É definitivamente uma das maiores ovelhas que já vimos,” Ven Dange disse. “É incrível que tenha sobrevivido todos estes anos em estado selvagem”.

Elkins acredita que a lã vinha crescendo há sete anos.

A RSPCA disse que vai passar uma semana tentando encontrar seu proprietário legal antes de encontrar para Chris um novo lar. [IFLScience]

Responder