Este barco também é uma espécie de drone!

0
194

Quando se fala de drones, a palavra lembra um veículo aéreo não tripulado. Mas o que aconteceria se um barco tentasse quebrar essa tradição?

Nesta semana foi lançado no Hunter of the Seas, o primeiro navio militar não-tripulado na história. Um drone, mas que fica na água.

Embora no momento trate apenas de alguns testes para ver como a máquina funciona, muitos já arriscaram dizer que este é o futuro dos veículos de navegação.

A ideia por trás do programa que desenvolve este barco, é criar um veículo autônomo completamente independente que pode navegar para qualquer parte do mundo, obedecendo as rotas marítimas sem colidir com qualquer outro barco no caminho.

O barco alcança uma velocidade de 50 quilômetros, e pode ficar 70 dias em alto mar e sua missão será, principalmente, detectar e processar submarinos em zonas de conflito.

Por outro lado, haverá um operador, mas ele não terá que manipular os controles do navio (pois isso é feito por rotas já pré-determinadas por um computador). Ele irá atuar como operador de rádio que deve manter contato com o exterior caso seja necessário se comunicar com outro barco.

Especialistas dizem que esses navios são o futuro da marinha, na medida que tecnologia se desenvolve e fica mais barata.

Responder