Este composto seria o fim do gelo nas estradas?

0
122

Em um esforço para tornar o automobilismo no inverno mais fácil para o motorista comum, cientistas da Universidade de Koç, na Turquia, têm trabalhado em um novo material que poderia derreter o gelo de forma efetiva.

A equipe desenvolveu um material que retarda a formação de gelo nas estradas. Começando com um sal formado por potássio, os pesquisadores adicionaram um polímero de SBS (estireno-butadieno-estireno) e betume (um dos principais componentes do asfalto). Em testes laboratoriais, o retardo da formação de gelo é significativo, quando comparado com uma superfície normal, e ainda continuou tão resistente quanto o betume sem modificações.

Segundo a Sociedade Americana de Química, o composto liberou sal de degelo durante um período de dois meses, porém os efeitos podem durar ainda mais quando utilizados em estradas reais. Como o composto se espalha de maneira uniforme pelo asfalto, a pressão exercida pelos veículos irá liberar lentamente a mistura e manter a superfície da estrada livre de gelo, talvez até por vários anos.

Não são apenas os motoristas que se beneficiariam: as autoridades locais gastarão menos tempo e dinheiro, podendo usar os recursos destinados para a limpeza de estrada para outras finalidades.

A equipe de pesquisadores relata que o composto pode ser removido pela chuva e requer aplicação requente nas estradas. Além disso, os agentes anti gelo comprometem as propriedades mecânicas do asfalto e possuem um impacto negativo sobre seres vivos e o ambiente quando utilizados em larga escala. [Science Alert]

Responder