Excelente notícia: panda gigante não está mais ameaçado de extinção

0
105

O panda gigante, símbolo de conservação, foi declarado como não ameaçado por um grupo de especialistas no último domingo (5). A União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) agora classifica o animal icônico como vulnerável na Lista Vermelha de espécies ameaçadas depois de meio século de esforços para salvá-lo da extinção.

Enquanto em 2003 estima-se que apenas 1.600 pandas gigantes viviam em estado selvagem, em 2014 as populações subiram 17%. Embora seja difícil estimar o número exato de filhotes, o último levantamento mostra uma população total de 2.060 pandas gigantes (1.864 deles sendo adultos.) “O melhor estatuto confirma que os esforços do governo chinês para a conservação desta espécie são eficazes”, disse o o relatório da IUCN.

Infelizmente, prevê-se que nos próximos 80 anos, mais de um terço das florestas de bambu serão afetadas pelas mudanças climáticas e a população vai diminuir novamente. “Para proteger esta espécie icônica, é fundamental que as medidas eficazes de proteção das florestas sejam continuadas e que as ameaças emergentes sejam abordadas”, explicou o relatório. [BoredPanda]

Responder