Isso revela o que acontece quando um mosquito nos pica

0
337

O vídeo que você poderá ver abaixo revela a probóscide (a tromba sugadora dos insetos) de um mosquito procurando por vasos sanguíneos na pele de um rato.

O registro foi feito pela pesquisadora Valerie Choumet e sua equipe do Instituto Pasteur, em Paris, que viram por meio de um microscópio mosquitos da malária atacando um rato anestesiado.

O resultado, além de surpreendente, dá aos cientistas um novo olhar sobre o que acontece quando um mosquito pica um hospedeiro e suga seu sangue.

Confira:

Note a flexibilidade do aparelho bucal do inseto e como sua ponta quase se dobra totalmente para penetrar nas células do rato. É chocante. Isso torna o mosquito capaz de procurar pelo sangue da vítima em uma grande área sem precisar retirar sua boca e procurar em outra parte do animal.

Visto de longe, a probóscide do mosquito parece simples – uma única estrutura tubular. Ela é, no entanto, muito mais complexa, sendo um conjunto elaborado envolta em bainha chamada de lábio. Infelizmente, não podemos ver isso no vídeo, pois a estrutura se contrai durante o ataque do mosquito, o que faz com que sua boca deslize para o interior da pele do animal.

Esse outro vídeo acima revela o mosquito recolhendo sua probóscide.

Responder