Isto é o que acontece quando um objeto inamovível se encontra com uma força imparável

0
128

Se a força não pode ser parada e o objeto não pode ser movido, o que aconteceria?

Antes de mais nada, fale frisar que, segundo a relatividade geral, não existe um objeto inamovível, que não pode ser parado. Isso acontece porque, embora uma montanha esteja parada e não se move, nós podemos “movê-la” ao nos movermos “em relação a ela”. Segundo a lei de Einstein, não há uma referencia preferencial, então também podemos estar dizendo que é a montanha que está se movendo, não nós.

Mas não vamos estragar uma das perguntas mais populares da Internet. Vamos considerar a existência de um objeto que não se move de jeito nenhum, só vamos reformular a questão. Não se trata de um objeto inamovível, e sim de um objeto “não acelerável”. Agora as coisas estão fisicamente mais corretas.

A segunda lei de Newton presume que a aceleração de um objeto é igual a força total dividida pela sua massa. Então, um objeto não acelerável teria massa infinita, isto é, um objeto com tanta massa que não importa a força total aplicada, quando dividida pela sua massa, sempre terá como resultado uma aceleração zero – objeto nunca muda de local.

E a força que não para? O que aconteceria com essa objeto que não se move contra uma força que não para? A resposta está no vídeo acima.

Responder