Luz bizarra no céu assusta moradores dos EUA

0
185

Ontem à noite, uma luz misteriosa iluminou os céus da Califórnia, deixando as pessoas perplexas. O que era aquele brilho azul estranho no céu? Naturalmente, houve alguma especulação de que talvez fosse um OVNI ou até mesmo um meteoro – mas, na realidade, era o lançamento do míssil Trident II (D5) pela Marinha dos EUA.

O míssil desarmado foi lançado de Kentucky, um submarino balístico que fica ao largo da costa sul da Califórnia. O teste foi pré-planejado, embora não anunciado ou confirmado até algumas horas após o lançamento, o que pegou todo mundo de surpresa. Estes tipos de lançamentos são rotineiros, embora raramente sejam anunciados depois de acontecerem, e ajudam a garantir a confiabilidade dos sistemas navais.

De acordo com o San Diego Times, Ryan Perry, da Marinha, disse: “O teste foi parte de uma avaliação do sistema em curso. Cada atividade de teste fornece informações valiosas sobre nossos sistemas, contribuindo assim para a segurança em nossas capacidades.”

O espaço aéreo sobre o intervalo de teste foi ativado e todos os voos noturnos de e para o Aeroporto Internacional de Los Angeles foram desviados dessa área para a próxima semana. Nem os militares nem a FAA revelaram quais atividades acontecerão perto do segundo aeroporto mais movimentado do país ao longo das próximas seis noites.

Como não houve aviso prévio, testemunhas em várias cidades especularam que o objeto cruzando o céu poderia ser parte da chuva de meteoros anual Taurideas, que é conhecida por produzir bolas de fogo. De acordo com o astrônomo Phil Plait, “o objeto estava se movendo muito lentamente para ser um meteoro, e o comportamento estava todo errado.”

Brian Keating, um astrofísico da Universidade da Califórnia disse ao Times: “Os meteoros estariam vindo do leste – e esta luz veio do oeste. Também seria mais provável ver meteoros cerca de meia-noite, e o flash veio perto do por do sol”. [IFLScience]

Responder