Maconha pode influenciar no aumento de peso

0
129

 

Um novo estudo abordado em uma publicação do portal americano ‘LiveScience’ sugere que a maconha pode afetar no ganho de peso de um usuário. O efeito, no entanto, parece depender da quantidade de droga utilizada e de outros fatores, como o gênero do usuário.

Os usuários da maconha bem sabem do que se trata a famosa “larica” – um aumento repentino no apetite após a utilização da droga, que pode fazer com que o usuário coma grandes quantidades de comida de uma vez só. Sabendo isso, pesquisadores queriam descobrir se esse aumento no apetite tem como resultado um aumento no peso dos usuários da maconha.

Os pesquisadores observaram dados de jovens entre 12 e 13 anos, que participaram de um estudo sobre dependência de nicotina em adolescentes. Quando eles chegaram aos 20 anos de idade, 271 homens e 319 mulheres foram indagados sobre a utilização de maconha no ano anterior. Caso eles tivessem utilizado a droga, lhes era perguntado sobre a quantidade utilizada. Os participantes também responderam questões sobre a utilização de cigarros convencionais. Os pesquisadores traçaram a massa corporal e largura da cintura dos participantes entre as idades de 17 e 24 anos.

Os autores do estudo perceberam que, entre as pessoas que haviam fumado maconha regularmente, mas não consumiram cigarros, o aumento de peso estava diretamente ligado com a quantidade de maconha utilizada. Por exemplo, entre os homens que não fumavam cigarros, os que fumavam maconha diariamente ganharam mais peso que os que fumavam semanalmente.

“O principal achado do nosso estudo é que o uso prolongado da cannabis de fato tem influência no ganho de peso”, disse o coautor Didier Jutras-Aswad, professor da Universidade de Montreal, no Canadá.

Os homens que fumavam maconha e cigarro ganharam menos peso em relação aos que fumavam apenas maconha. Uma explicação plausível para essa descoberta é que a nicotina dos cigarros tradicionais tende a diminuir o apetite dos usuários, disse a coautora Emily Dubé, estudante na mesma universidade, em entrevista ao portal ‘LiveScience’. No entanto, as mulheres que fumavam cigarro e maconha não ganharam mais peso do que aquelas que fumavam apenas maconha.

Os pesquisadores não sabem exatamente o motivo pelo qual existe essa diferença na forma que o cigarro e a maconha afetam o peso de homens e mulheres. No entanto, acreditam que a forma com que o THC, da cannabis, e a nicotina, do cigarro, atuam no corpo dos homens e mulheres.

O estudo será publicado em agosto na Pharmacology Biochemistry and Behavior. [LiveScience]

Responder