Marte vai mesmo ficar do tamanho da Lua dia 27?

0
207

No mundo das lendas urbanas, Marte gigante é relativamente novo. Bom, na verdade, esse boato já vem acontecendo há 13 anos através de uma corrente de emails e, mais recentemente, uma série de posts em blogs.

A falsa crença é que se você olhar para cima no céu durante a noite de 27 de agosto de cada ano, você verá Marte bem maior, quase do tamanho da Lua. Seria uma visão absolutamente linda – pena que totalmente impossível.

Mas de onde é que vem esta história totalmente falsa?

Em 27 de agosto de 2003, Marte fazia a sua maior aproximação à Terra em 60.000 anos. Isso fez o planeta parecer ligeiramente maior no céu do que o normal. De alguma forma, a notícia deste raro evento astronômico tomou proporções exageradamente sensacionalistas.

Considere a resposta deste ano da Agência Espacial Canadense no Facebook:

“Infelizmente, nós temos respondido a tantas perguntas sobre isso ultimamente que decidimos que era hora de uma publicação oficial”, disseram eles, antes de acrescentar, “não, não não e NÃO! Marte nunca será grande quanto a Lua em nosso céu. É apenas mais um hoax de internet.”

E esta está longe de ser a primeira vez que tentaram (sem sucesso) matar o rumor. Eles já criaram panfletos e emitiram vários comunicados em 2012. A NASA também faz o mesmo desde 2005.

Ainda assim, apesar de tudo o que os cientistas, astrônomos, e algumas pessoas tentando levar a verdade ​​podem fazer, é suportar a corrente de pessoas acreditando inocentemente que 2015 é o ano em que finalmente eles vão ver Marte gigante no céu.

Então, chegou a hora de ser ainda mais claro:

Marte jamais vai mudar significamente seu tamanho no céu. NUNCA. De modo nenhum. A única maneira de ver Marte grande é construir uma nave espacial, entrar nela, e começar a viajar pelo espaço em direção ao sistema solar exterior.

Até quando as pessoas vão continuar acreditando nessas coisas? [io9]

Responder