NASA avista estranha aurora em Marte

0
165

Tem sido uma grande semana para o céu, com praticamente todos que vivem perto do pólo norte podendo vislumbrar poderosas auroras boreais, ou para aqueles com ainda mais sorte testemunhando o eclipse solar. E sobre a NASA, os pesquisadores agora relataram que sua sonda MAVEN viu uma aurora brilhante sobre Marte em meados de dezembro do ano passado – nada parecido foi visto no Planeta Vermelho antes.

As auroras são causadas quando partículas carregadas que foram lançadas para fora do Sol interagem com a atmosfera de um planeta. Na Terra, elas iluminam os céus sobre os pólos norte e sul magnéticos, mas em Marte, os cientistas só haviam visto auroras sobre o hemisfério sul, onde o campo magnético é o mais forte.

No entanto, essa aurora recentemente descrita, que os pesquisadores estão chamando de “Luzes de Natal” e que foi vista entre os dias 8 e 23 de dezembro do ano passado, ocorreu em todo o hemisfério norte, e em altitudes muito mais baixas do que qualquer aurora anterior.

“Nós estamos vendo que não está ligado a regiões magnéticas”, disse o líder da missão MAVEN, Bruce Jakosky. “Nós não sabemos se ela está ocorrendo apenas nos locais que estamos observando, ou se ela é distribuída globalmente.”

Na mesma época, o Sol estava derramando elétrons em altas energias suficientes para penetrar na atmosfera marciana. Portanto, é provável que este desempenhou um papel no desencadeamento do evento estranho, mas até agora a equipe não tem respostas para exatamente como ele ocorreu.

A sonda MAVEN agora está fazendo fila para olhar para todo o hemisfério norte do planeta vermelho, na esperança de encontrar algumas respostas. [NewScientist]

Responder