New Horizons descobre montanhas de gelo em Plutão

0
136

Fotografias publicadas nesta quarta-feira pela NASA mostram novidades da sonda New Horizons, enviada há 9 anos para Plutão, e que chegou recentemente ao planeta anão. Nas fotografias, aparecem imensas montanhas de gelo.

As montanhas apareceram em uma imagem com zoom da região próxima ao região “equatorial” de Plutão. De acordo com o site oficial da NASA, o pico das montanhas chega a até 3500 metros de altura em relação à superfície.

De acordo com os cientistas envolvidos na missão interplanetária, as montanhas de Plutão parecem ter sido formadas há 100 milhões de anos – o que faz delas meras jovens, comparadas com os 4,56 bilhões de anos de idade que o nosso sistema solar provavelmente tem. Isso sugere que a região onde se encontram as montanhas possivelmente continua com atividade geológica. “Essa é uma das superfícies mais jovens que já vimos no nosso sistema solar”, disse Jeff Moore, um dos responsáveis pela sonda New Horizons.

Nesta quarta-feira, chegaram também imagens das luas que fazem parte do sistema de Plutão, com imagens amplificadas da maior lua do planeta, Charon, e das luas menores, Nix, Hydra, Styx e Kerberos. [NASA]

Responder