Nova cadeia de montanhas é encontrada em Plutão

0
220

A sonda New Horizons, enviada pela NASA a Plutão, continua revelando informações sobre o planeta anão. Agora, a sonda encontrou uma nova cadeia de montanhas próxima a margem sudoeste da região chamada de Tombaugh, em Plutão. As montanhas estão localizadas entre as planícies de gelo e o terreno acidentado que também já foram fotografados pela New Horizons. A imagem, que mostra o novo terreno descoberto, foi tirada no dia 14 de julho de 2015 pela LORRI(sigla para Long Range Reconnaissance Imager) – imageador da sonda -, de uma distância de 77 mil quilômetros em relação à superfície do planeta.

O pico dessas montanhas aparentemente tem de 1 a 1,5 km de altura. A nova cadeia está logo a oeste da região de Plutão conhecida como Planícies Sputnik. O pico repousa a 110km de distância a noroeste dos Montes Norgay, encontrados em 15 de julho.

“Existe uma diferença entre a textura das planícies congeladas, muito jovens, ao leste, e o terreno acidentado e escuro ao oeste”, disse Jeff Moore, líder de Geologia e Geofísica da equipe responsável pela missão interplanetária. “Existe uma interação complexa acontecendo entre as matérias claras e escuras de Plutão que nós estamos tentando entender”, concluiu.

De acordo com o site oficial da NASA, acredita-se que a Planície Sputnik seja extremamente jovem em termos geológicos: menos de 100 milhões de anos. Entretanto, a região mais escura provavelmente data de bilhões de anos atrás.

Responder