O garoto que faz de tudo para não envelhecer

0
168

Normalmente, as crianças querem crescer o mais rápido possível, enquanto os adultos sonham em voltar a ser mais jovens. No entanto, nem sempre os mais jovens querem envelhecer. Para alguns raros indivíduos a ideia de deixar de ser uma criança é simplesmente aterrorizante. Essa condição se chama gerascofobia, e trata-se de uma fobia que prejudica plenamente a vida do portador.

Em 2014, a revista de psiquiatria ‘Case Reports in Psychiatry‘ publicou o caso de um garoto de 14 anos, nascido no México, que havia sido diagnosticado com gerascofobia. Seu medo de crescer era tanto que ele inclusive chegou a parar de comer, em uma tentativa de impedir que seu corpo crescesse – o que resultou em uma perda de peso perigosa. Além disso, sempre que alguém tentava lhe fazer um elogio, dizendo que ele estava maior, ou que o garoto crescia rápido, ele rompia em choro e sofria com grande abalo emocional. O garoto, com apenas 14 anos, já pensava em cirurgias plásticas para manter a aparência de um menino pré-adolescente. Hoje em dia, trocando de voz, ele tenta sempre falar em um tom mais agudo, para esconder a mudança.

De acordo com um relatório médico sobre seu caso, uma das coisas que mais aterroriza o garoto sobre crescer são as responsabilidades que isso traz. As pressões de se tornar independente, deixar a casa dos pais, arranjar um emprego e formar um relacionamento sólido. O garoto também relata sentir medo da ideia de que com a idade, chegam as doenças e a morte fica cada vez mais próxima.

Ainda de acordo com os médicos que cuidam do garoto, ele sofre com muita ansiedade, além de ter tido um episódio traumático, quando sofreu abusos sexuais por volta dos seis anos de idade.

O garoto segue seus tratamentos, tomando remédios e realizando terapias com psicólogos e psiquiatras. Os médicos agora querem descobrir o que desencadeou a fobia no menino. [KnowledgeNuts]

Responder