O que são esses estranhos buracos encontrados no deserto?

0
217

A civilização persa será para sempre lembrada como uma das mais ricas e influentes na história da humanidade. E muito do seu sucesso foi devido à boa gestão da água, tendo em conta que o seu império se estendia por desertos e climas áridos. Então, uma de suas melhores invenções foram os qanats.

O que são os qanats? Uma infra-estrutura capaz de recolher água da chuva e de aquíferos e transportá-la para as cidades e prover irrigação.

Toda essa incrível técnica foi desenvolvida na Pérsia em algum ponto do primeiro milênio a.C, estendendo-se para outros países áridos como Marrocos, Argélia, Líbia, Oriente Médio e alcançando o oeste do Afeganistão.

A primeira coisa que fizeram foi cavar um buraco em uma colina para encontrar um aquífero subterrâneo. Um túnel era construído a partir da base da colina até a fonte de água.

Estes túneis têm uma tubagem e uma inclinação para transportar a água para o local desejado. Quanto mais tempo demorava o “qanat”, menor era o seu declínio.

Ao mesmo tempo, poços verticais construídos ao longo do qanat garantiam a ventilação, controle e racionamento da água.

A profundidade do qanat ajudava a recolher a água de aquíferos e evitava a evaporação durante o transporte. No final do qanat estava um edifício que guardava a água obtida, onde as pessoas podiam ir e pegar.

O mais curioso de tudo é que este sistema de gestão de água ainda continua funcionando e permite uma distribuição equitativa e sustentável de água na região.

Responder