Onde e como aconteceu o primeiro acidente automobilístico?

0
167

Infelizmente, os acidentes automobilísticos são cada vez mais frequentes em nosso dia a dia, reflexo da popularização dos automóveis e da falta de preparo dos condutores. Mas você já parou para pensar em quando ocorreu o primeiro acidente de carro?

Bem, isso depende do que você considera um carro, mas em 1869 uma cientista irlandesa chamada Mary Ward estava dirigindo um automóvel movido a vapor, quando foi tentar fazer uma curva e acabou caindo do veículo. Uma das rodas passou em cima de seu pescoço, tirando imediatamente a sua vida.

A cidade de Ohio, nos Estados Unidos, entretanto, reivindica o primeiro acidente envolvendo veículos movidos a gasolina. Em 1891, o engenheiro James Lambert dirigia um buggy junto com seu xará James Swoveland, quando acabou chocando-se contra uma árvore. O condutor perdeu o controle do veículo e acabou batendo em um poste, causando lesões de menor gravidade nos dois rapazes. Essa é, até o momento, o primeiro acidente automotivo registrado envolvendo veículos a gasolina.

Já o primeiro acidente automotivo que resultou em morte de pedestre foi registrado em Londres, no ano de 1896, quando Bridget Driscoll foi atropelada por um modelo anglo-francêsconduzido por Arthur Edsall. A vítima morreu no local. Edsall chegou a ser preso, mas a morte foi posteriormente considerada um acidente.

Dois anos depois, também na Inglaterra, aconteceu a primeira morte de um motorista em decorrência de acidente automotivo. Henry Lindfield estava dirigindo com seu filho deBrighton até Londres, quando bem próximo do seu destino acabou perdendo o controle do veículo e caindo por uma ladeira. Eles bateram em uma cerca e Lindfield foi arremessado do banco do motorista, e sua perna foi prensada pelo veículo e uma árvore. Seu filho não se machucou e foi buscar ajuda. No hospital, os médicos decidiram amputar a perna do condutor, que ficou inconsciente até falecer, no dia seguinte. [MentalFloss]

Responder