Os benefícios de um mundo vegetariano

0
106

Calma, este não é um post tendencioso que pretende fazer você parar de comer carne (até porque eu mesmo como), mas um estudo chegou a conclusão que viver num mundo vegetariano seria uma boa ideia.

Antes de começar a explicação do post, temos que prestar atenção em dois detalhes muito importantes para a conclusão do assunto:

  1. A criação de animais libera gases de efeito estufa como o dióxido de carbono e metano.
  2. Em 2050, a emissão de tais gases deve ocupar metade da cota do plano para impedir que a temperatura do planeta aumente em 2°C por causa do aquecimento global.

Enfim, a Universidade de Oxford, na Inglaterra, realizou um estudo com quatro cenários para descobrirem os efeitos da saúde humana no planeta.

Os únicos cenários que nos interessam agora são o segundo, o terceiro e o quarto, pois são estes que tratam sobre dietas sem consumo de carne e sobre a recomendação do consumo de frutas e verduras pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Seguindo a indicação da OMS, evitaríamos 5 milhões de mortes por ano em 2050. E, se também parássemos de comer carne, até 8 milhões de mortes seriam evitadas daqui a 35 anos.

Sendo que metade dessas mortes não aconteceriam por causa do aumento do consumo de frutas e verduras e a outra metade por não ingerirmos mais carne vermelha.

Além disso, tais ações poderiam diminuir em massa a obesidade. Claro, tudo isso se as pessoas abandonassem os doces e as massas também.

E os gases de efeito estufa?

Bem, seguindo somente a recomendação da OMS, as emissões dos gases teriam uma queda de 29%. Agora, caso todo mundo vire vegetariano, o número seria ainda maior, cerca de 70%!

Seguindo as recomendações da OMS já ajudaríamos o mundo e também manteríamos nossa saúde em dia.

Responder