Pesquisadores japoneses disparam o laser mais poderoso do mundo

0
176

Talvez o raio do Ciclope, do Homem de Ferro, ou até o feixe dos olhos do Super Homem possam causar danos ao seu corpo, mas nem se compara ao disparo do feixe de laser realizado pelos cientistas da Universidade de Osaka, no Japão, considerado o mais poderoso do mundo. O feito, divulgado pelo canal The Akashi Shimbum, já pode entrar para o Guiness Book, o livro dos recordes.

O feixe de laser foi disparado com o nome de “LFEX” (Laser para Experimentos Rápidos de Ignição). A energia do feixe de laser foi poderosa o suficiente para executar um microondas por cerca de dois segundos. A equipe foi capaz de alcançar a saída de forma maciça, concentrando o poder de um pico-segundo, ou um trilionésimo de segundo.A equipe do Instituto da Faculdade de Engenharia Laser emitiu na máquina dois petawatts, equivalente a um trilhão de kilowatts ou dois quatrilhões de watts. O LFEX tem 100 metros de comprimento, incluindo o aparelho de observação. Os quatro conjuntos de dispositivos para amplificar o feixe de laser foram concluídos no final do ano passado.

Para você ter uma noção da potência do laser, ele instantaneamente concentrou a energia equivalente a  1.000 vezes o consumo de energia elétrica do mundo e entrou no livro dos recordes como o mais poderoso feixe de laser já emitido. Agora que eles concluíram o experimento com sucesso, o objetivo será ampliado, aumentando a produção para 10 petawatts, para ter um laser ainda mais forte.

Os Estados Unidos também possuem um laser poderoso, não ficando atrás do Japão. Tem a potência de 2,03 megajoules, o suficiente para criar uma fusão nuclear em células-combustível. Se for necessário – o que esperamos que não – assim que for feito o disparo, a máquina precisará descansar por 36 horas ou mais até mais para estar apta para atirar novamente.

Responder