Por que acordamos ainda mais cansados quando dormimos num local novo?

0
216

Isso já aconteceu com você?

Indo dormir em um novo local, seja a casa de um conhecido ou um hotel, você não consegue ter um sono adequado e acaba acordando quase mais cansado do que quando foi dormir.

Bem, uma equipe de pesquisadores da Universidade Brown, em Providence (EUA) descobriu por que isso acontece.

De acordo com os especialistas, na primeira noite em outra cama, por razões que são desconhecidas no momento, há um hemisfério do cérebro, especificamente o da esquerda, que permanece acordado e vigilante durante o sono. É o que é conhecido como “First Night Effect” ou mais popularmente conhecido como “dormir com um olho aberto.”

“Um dos hemisférios do cérebro permanece acordado durante o sono para vigiar. O sono é muitas vezes significativamente pior durante a primeira noite em um hotel tanto como em um laboratório do sono. Neste último contexto, os pesquisadores muitas vezes têm de planejar uma “noite de adaptação” em suas experiências “, diz Yuka Sasaki, líder do estudo.

A experiência

Os pesquisadores usaram técnicas avançadas de imagem em um grupo de 35 participantes dos quais eles examinaram seus cérebros na fase do sono. Os dados revelaram que os dois hemisférios do cérebro mostraram diferentes padrões de atividade. Assim, o hemisfério esquerdo em todos os participantes, era sempre o modo de alerta, mais desperto.

De acordo com especialistas, essa assimetria na atividade é explicada pela dificuldade de voluntários em cair no sono em um laboratório durante a primeira noite. Aquele momento foi fundamental, porque durante as seguintes noites da experiência essa diferença nos hemisférios cerebrais não voltou a acontecer.

Responder