Por que não gostamos de nossas próprias fotos?

0
191

Não gosta de sua foto do RG e acha que as fotos em que você foi marcado por um amigo no Facebook estão horríveis? Há uma explicação científica para isso. Um pesquisador explica porque nunca saímos nas fotos como nos vemos no espelho. E a verdade nua e crua é que temos uma mania inconveniente em achar que somos mais bonitos do que realmente somos.

E o culpado disso tudo são os espelhos. Ao ficar constantemente nos encarando no espelho, temos a tendência em nos achar mais bonitos. É um fenômeno chamado

Efeito da Mera Exposição

, descoberto pelo psicólogo polonês Robert Zajonc. Segundo ele, estamos mais familiarizados com coisas que vemos mais, isto é, que são mais expostas. E quanto mais familiarizados estamos com uma coisa, maior é a nossa tendência em achá-la “atraente”. E isso não vale só para fotografias…

Para chegar a essa conclusão, ele juntou grupo de voluntários e mostrou-lhes várias imagens geométricas em uma velocidade muito alta, sendo impossível distingui-las. Em seguida, ele repetiu a sequência de imagens, mas as congelou durante algum tempo para que as pessoas pudessem escolher a que lhes agradavam mais. O resultado? Todos os participantes escolheram a imagem que mais aparecia na sequência.

Zajonc explicou que a exposição repetida cria uma espécie de ambientação em nosso cérebro. Desse modo, quando mais você encara o seu próprio reflexo no espelho, mais bonito você acha que está. E você tende a não gostar de suas fotos porque você não está familiarizado com tal imagem estática.

Concluindo, uma dica é usar esse fenômeno ao seu favor. Olhe várias vezes a sua foto até se familiarizar com ela. Certamente você vai achá-la bem melhor, embora isso possa demorar um pouco. [Galileu]

Responder