Por que os homens têm mamilos?

0
151

Homens geralmente não têm os níveis necessários de prolactina para estimular a lactação e portanto não podem produzir leite. Então, se eles não são capazes de ser úteis nesse aspecto e ajudar a alimentar sua prole, por que diabos os homens ainda têm mamilos? A resposta se resume ao momento certo para a determinação do sexo durante o desenvolvimento embrionário.

Os seres humanos são mamíferos, o que significa que eles são de sangue quente, vertebrados, respiram ar e produzem leite para bebês. Até que os genes no cromossomo Y atinjam a semana 4 de desenvolvimento, no entanto, os embriões masculinos e femininos se desenvolvem de forma idêntica. A formação primária de glândulas e tecidos mamários são altamente conservadas entre espécies de mamíferos e começam a se formar no início do desenvolvimento, antes que os processos específicos de gênero aconteçam.

O gônada do embrião aparece em torno de 4 semanas de desenvolvimento e é considerado bipotencial ou indiferente, o que significa que o gênero não está desempenhando um papel no desenvolvimento naquele momento. Isso vai continuar por mais algumas semanas. Durante a semana 8, as células germinativas começam a se submeter a determinação do sexo. Os machos então segregam fatores que bloqueiam o desenvolvimento de condutas e estruturas do sexo feminino. Uma vez que o embrião do sexo masculino produz testosterona, o hormônio pode influenciar outras características específicas do sexo em todo o corpo.

Homens tendo mamilos realmente não têm qualquer vantagem evolutiva, mas geralmente não afeta em nada. Como resultado, o traço nunca foi apagado. Desenvolver essas estruturas também não deve ser muito caro energicamente. A maior parte do trabalho com o desenvolvimento do tecido mamário e a função da glândula mamária em mulheres acontece durante a puberdade, quando os níveis de prolactina não sobem até a gravidez.

Apesar de ter uma quantidade limitada de tecido mamário subdesenvolvido, os homens ainda são capazes de contrair câncer de mama. É extremamente raro, e os homens são responsáveis por menos de 1% de todos os casos, mas pode acontecer. Os fatores de risco incluem os níveis de estrogênio, obesidade, consumo de álcool e doença hepática. [IFLScience]

Responder