Pouco sono diminui atenção para expressões faciais

0
216

Para os adeptos do ditado “Deus ajuda quem cedo madruga” não temos uma notícia muito boa. Um estudo feito pela UC Berkeley descobriu que quanto menos a pessoa dorme, menos ela tem capacidade de distinguir e ter precisão em ler expressões faciais.

O que aparentemente é só um detalhe no dia a dia pode ser uma falta em tanto, afinal já se imaginou não conseguir identificar se uma criança pequena está doente? Ou pior, não reconhecer o risco de um assaltante estar se aproximando? Esses são só alguns exemplos, mas estar privado dessa percepção reflete na forma como você vai interagir com essas pessoas.

A pesquisa foi realizada com 18 adultos que tinham a tarefa de identificar 70 expressões faciais diferentes. A primeira atividade foi feita depois de eles terem tido uma boa noite de sono, e a segunda feita depois de passarem 24 horas acordados, a partir d e então os cientistas mapearam as atividades cerebrais dos integrantes para comparar as mudanças nas duas situações.

Outra situação diferente que os comandados do Matthew Walker, professor de psicologia e neurociência na Universidade de Berkeley, perceberam foi que o coração deles não aumentava os batimentos cardíacos demonstrando a emoção ao ver um rosto amigável ou ameaçador. Isso, segundo Walker, pode ser sinal de um corpo que passa a agir em separado do cérebro, mostrando dificuldade de reação.

Os cientistas também descobriram outro reflexo que a falta de sono pode ter na vida social das pessoas. Walker afirma que essas pessoas superestimam expressões ameaçadoras, o que faz com que elas sejam mais solitárias e falem menos com outras pessoas.

Os pesquisadores também analisaram a qualidade do sono dos participantes através da atividade elétrica que pode ser medida pelo Rapid Eye Movement (REM sigla em inglês para a velocidade de vezes que os olhos se movimentam durante uma noite de sono). E eles descobriram que o sono REM ajuda a reduzir o estresse e a amenizar memórias dolorosas.  [MedicalExpress]

Responder