Primo bizarro do T. Rex era vegetariano

0
192

Um parente do famoso dinossauro T. Rex não compartilhava a mesma fama de ser um ávido devorador de carne, mostra um novo estudo. Em vez disso, o recém descoberto dinossauro de 3 metros de comprimento preferia comer plantas, cerca de 145 milhões de anos atrás, durante o período jurássico tardio.

A nova espécie faz parte do grupo dos terópodes, que consiste na maioria dos dinossauros carnívoros, como não apenas o T. Rex, mas também o Velociraptor. “Quando eu vi os ossos fragmentados na mesa, eu pensei que eles pertenciam a diferentes tipos de dinossauros”, disse o líder do estudo, Fernando Novas, pesquisador do Museu de Ciências Naturais Bernardino Rivadavia, em Buenos Aires. “Esse dinossauro é incrível pois combina artifícios de diferentes espécies”.

Os pesquisadores encontraram esses curiosos fósseis em 2010. Um observador de 7 anos de idade, filho de dois geologistas avistou uma vértebra de dinossauro durante uma expedição com sua família em Aysén, uma região ao sul do Chile. Os pesquisadores nomearam o dinossauro de Chilesaurus diegosuarezi, em honra ao Chile e ao garoto, Diego Suárez.

Desde a descoberta de Diego, colaboradores cientistas chilenos e argentinos descobriram mais de uma dezena de espécimes do “Chilesauro”, incluíndo quatro esqueltos completos do tamanho de um peru, até três metros de comprimento.

Se eles não tivessem descoberto todos esses espécimes, os pesquisadores poderiam ter identificado diferentes partes do Chilesauro como pertencentes a outras espécies, disseram cientistas. O Chilesauro possui uma pequena caveira, pescoço comprido e patas largas, disse Novas. A nova espécie é “maravilhosamente estranha” para Thomas Carr, professor de biologia no Carthage College, em Wiconsin, e paleontologista, que não estava envolvido no estudo.

“Nós estamos aprendendo sobre as regras da evolução dos dinossauros. Esse fóssil mostra os limites para a evolução dos dinossauros, e mostra que não sabemos tanto sobre eles, apesar de tudo”, disse. [LiveScience]

Responder