Qual é o local com o horário mais avançado do mundo?

0
273

Você certamente já ouviu falar sobre a Hora Média de Greenwich (GMT), o marcador oficial de tempo empregado em todo o planeta Terra. Com esse marcador, é possível saber que horas estão marcando em cada localidade do mundo. Os fusos são distribuídos a partir do Meridiano de Greenwich – para oeste, a hora diminui; para leste, o horário aumenta. O Brasil, por exemplo, possui quatro fusos diferentes. Na região Nordeste, Sudeste e Sul adota-se o horário de Brasília (GMT -3:00), enquanto Mato Grosso e Mato Grosso do Sul possuem fuso GMT -4:00 e Acre e Amazonas possuem fuso GMT -5:00.

Mas você já parou para pensar em qual é o lugar do planeta com o fuso mais avançado? Não se culpe caso você pense no Japão. Somos acostumados a pensar que os japoneses ficam “do outro lado do mundo” e por isso talvez você pense que o horário de lá é o mais adiantado. Mas isso não é verdade. Tóquio tem fuso GMT +9:00. Ou seja, 12 horas a mais em relação ao nosso horário, e 9 horas a mais contando a partir do Meridiano de Greenwich. Mas o fuso mais adiantado do mundo é o GMT +14:00, empregado em algumas localidades do Kiribati e nos Espórades Equatoriais (grupo de 11 ilhas a sul do Havaí, sendo Kiritimati a principal).

No Kiritimati (que pertence ao Kiribati e possui 5 mil habitantes, aproximadamente) são sempre 17 horas a mais em relação ao horário de Brasília. Isso quer dizer que, na virada do ano, quando é meia noite do dia 1º de janeiro em Kiritimati, ainda são 7h do dia 31 de dezembro nas cidades que empregam o horário de Brasília. A diferença cai para 16 horas nas localidades brasileiras que empregam o horário brasileiro de verão.

 

Responder