Qual foi o pior terremoto da história da Terra?

0
193

No dia 23 de janeiro de 1556, um terremoto em Shaanxi, na China, matou aproximadamente 830 mil pessoas. Ainda que qualquer afirmação exata sobre o tremor seja duvidosa, dada sua idade, o terremoto é até hoje considerado o mais mortal de todos os tempos.

Os tremores começaram pelo final da tarde, com reflexos ocorrendo até a manhã do dia seguinte. Investigações posteriores revelaram que a magnitude do terremoto foi de 8.0 a 8.3. A magnitude não foi tão alta quanto outras que já registramos na Terra, mas como tudo ocorreu em uma área muito povoada, com construções e residências precárias, o número de mortes foi assombroso.

O epicentro do terremoto foi o Vale do Rio Wei, na Província de Shaanxi, próximo das cidades de Huaxian, Weinan e Huayin. Em Huaxian, por exemplo, todas as construções e casas caíram, matando mais da metade dos residentes da cidade. Praticamente o mesmo aconteceu emWeinan e Huayin.

O ‘History.com‘ alega que mesmo que exista a possibilidade de o número de mortos estar sendo um pouco superestimado, ainda assim esse terremoto seria o mais letal de toda a história, com uma boa margem. O terremoto e tsunami da Indonésia, em 2004, é geralmente considerado o segundo mais letal da história. [History]

Responder